BALANÇO FINAL DA U.C MEDIA DIGITAIS E SOCIALIZAÇÃO
Na realização de este balanço vou reflectir sobre a minha prestação nesta uuidade e reforçar alguns pontos positivos e negativos referentes ao funcionamento da disciplina.
Ao iniciar o percurso em Media Digitais e Socialização a minha motivação e interesse referente ao que iria ser abordado era mínimo.
Contudo, a primeira actividade, imagrantes vs residentes digitais, aguçou o meu interesse pela clareza dos textos e posições dos autores. A bibliografia da primeira unidade suscitou em mim períodos de ira e contestação, pois não me identificava com a suposta velhice dos imigrantes digitais e a suposta juventude dos residentes digitais. Sempre me considerei com um nível razoável de internet, sempre apliquei as TIC nas minhas aulas e esse tipo de estereótipo e preconceito revoltou-me.
Após a conclusão da Actividade 1 pensei que se Media Digitais continuasse neste plano me iria preparar para a guerra e defender os meus argumentos até à morte. As unidades perspectivavam-se muito interessante.
Na segunda actividade, procurei perceber a importância das tecnologias na construção da identidade social na adolescência. Considero facto assumido que os jovens não vivem sem as TIC, mas mesmo após a leitura de bibliografia realizada para esta activade, continuo a questionar-me se os jovens não construíriam a sua identidade social mesmo sem as tecnologias? Provavelmente, a resposta será:"Sim, mas não seria bem a mesma coisa".
A construção da identidade do jovem passa por um processo de aceitação dos seus pares e da sociedade. Muitas vezes os media influenciam o assumir de uma identidade fornecendo estereótipos e modelos a seguir, o que me faz reflectir sobre o tema 3. Surgiu um grande debate em torno do uso telemóvel pelos jovens. As potencialidades deste foram apresentadas. Com o telemóvel podem telefonar, enviar sms, mms, tirar fotos e aceder à internet. Uma grande realidade. Porém, na abordagem do uso do telemóvel no contexto educativo parece-me que existem ainda muito a percorrer para que se criem as aplicações necessárias a esta situação.
Na Análise da Identidade em Sites Sociais, promovi a realização de um inquérito que obteve resultados bastante diferentes dos obtidos pelos restantes colegas. O uso das aplicações informática eram divergentes e o tempo que os jovens passavam no computador eram inferiores à maior parte dos resultados obtidos.
Numa apreciação geral à unidade devo salientar como aspecto positivo a promoção do debate com textos controversos, a apreciação do professor, por actividade realizada e a rapidez de resposta a dúvidas.
Como ponto menos positivo saliento a curta duração da U.C. o enfâse no estudo da juventude e conteúdos online num momento que se pauta pela Educação e Formação ao Longo da vida.
Não obstante, apreciei frequentar a U.C. e gostava de continuar a aprofundar as temáticas estudadas.
12:07
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