MEDIA DIGITAIS E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL

undefined undefined

Após a leitura de Bibliografia recomendada cheguei à conclusão que os jovens dependem bastante do seu telemóvel.

Com o telemóvel, o jovem pode perceber de forma constante o sentimento de pertença através da recepção de SMS, telefonemas e "toques". Pode até sentir uma segurança..."eu sei que sou importante para alguém". Como dito no texto do grupo roxo: "As NTC vieram facilitar essa urgência de comunicar que faz parte de nós e nos permite relacionar com os outros" (p.2).


Será oportuno referir que, também, no telemóvel se usa a "Netspeak, ou a linguagem utilizada na Internet, é constituída por formas linguísticas tradicionais e outras formas linguísticas adaptadas (...). (Grupo Roxo, p.3)

Será, ainda, interessante pensar nas SMS de telemóvel e a sua semelhança com aplicação Twitter. "Podes dizer-nos o que te vai na alma, mas apenas em 140 caracteres, pois somos demasiado ocupados para ler mais que isso". Podemos ainda assumir outra percepção: "Eu quero saber o que se passa contigo, mas apenas o suficiente", talvez um conceito de Fastamizade!

Contudo ressalvo a importância do telemóvel enquanto afirmação e construção da identidade social nos jovens. Através dele, os jovens podem contactar , assimilar linguagem, emoticons e sinais próprios da "tribo" a que desejam pertencer.





0 comentários:

Enviar um comentário